BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

Esse texto é baseado no vídeo “Equalizadores: Entenda seus plugins”. Nele eu falo sobre os diferentes tipos de Plugins de equalizadores que existem hoje no mercado e como a interface de cada um deles funciona. Esse texto vai ser especialmente importante para aqueles que estão começando e querem entender melhor os diferentes aspectos de cada um dos plugins.

E aí galera, tudo beleza? No texto de hoje nós vamos falar um pouco sobre os parâmetros base de cada um dos principais plugins de equalizadores. Esse conhecimento também se aplica para os equalizadores em si, já que a interface dos plugins geralmente é bastante similar.

Se você ficar com dúvida enquanto acompanha este texto, verifique nosso e-book glossário de áudio. Ele conta com diversos termos comuns no mercado de mixagem e da música em geral!

Vamos começar!

 

Conhecendo a interface dos Plugins de Equalizadores

Para facilitar o processo, separei alguns dos principais plugins de equalizadores mais antigos para demonstrar o funcionamento deles. Vamos começar pelo Pultec, que é o equalizador menos conhecido pela galera e depois vamos avançando para aqueles que são os mais utilizados nos dias de hoje.

Ao longo do processo, além de destacar características da interface de cada um dos plugins de equalizadores, eu também vou demonstrar para você as principais características de cada um deles. Na versão em vídeo desse material, de maneira prática, eu demonstro o funcionamento de alguns deles.

 

MEQ 5

meq5

Um equalizador para frequências médias. Imediatamente a primeira característica dele que se destaca é o botão “peak”, que é um filtro de pico. O botão “deep” é basicamente o oposto do anterior, diminuindo a amplitude da faixa em questão. Os dois botões contam com knobs que permitem amplificar cada um dos sinais individualmente. É interessante notar que essa amplificação não é em decibéis, sendo assim, mesmo que você amplifique no máximo possível, não vai apresentar um resultado tão drástico. Isso possibilita girar bastante o knob e trabalhar com aplicação e não aplicação da redução de ganho que o próprio circuito já faz.

O knob chamado vintage, permite que você mantenha ou não as características da versão física do amplificador, trazendo para o seu mix uma maior distorção harmônica e reduzindo um pouco a velocidade dos transientes.

 

Pulse EQP-1A

pulse eqp1a

Mais um dos plugins de equalizadores que emula um Pultec. Ele pode ser utilizado para causar uma atenuação bem interessante. No caso do meu exemplo, eu vou utilizar essa ferramenta para atuar na faixa de 100 Hz, segurando um pouco dos pops que vão para o microfone.

Um dos destaques que diferencia esse de outros plugins de equalizadores é o botão de controle do “bandwidth” específico que pode ser selecionado. Esse filtro vai atuar diretamente na largura de banda, definindo o grupo de frequências que serão afetadas pelo plugin. Também utilizando esse plugin, estou dando um boost na faixa de 16 mil Mhz, dando um ar bem bacana nessa faixa.

 

Kramer HLS

kramer hls

Esse é um dos plugins de equalizadores que simula um Helios de 69. Ele conta com um pré-amplificador, possibilitando que você tenha um sinal em nível de linha ou um sinal de microfone, tratando cada um com uma impedância específica. Ele conta com um knob que é um filtro específico “shelving”, que possibilita reduzir a amplitude do sinal ou amplificar ela utilizando outro knob. Selecionando a frequência em um deles, eu posso aumentar a amplitude, ou então manter a frequência fixa de 50 Hz. Sendo assim, posso trabalhar com esse plugin de diferentes formas. Existe também a opção de inversão da fase, onde é possível trocar a polaridade. Também pode ligar ou não o circuito analógico do equalizador, dando uma coloração diferente por conta dessa mudança na fase.

Em alguns casos, podemos verificar a calibragem do próprio plugin que no meu exemplo, está em -18 Dbfs. Ainda existe a opção de fazer um balanço entre o output e o input com a opção de balanceamento automático, ou manualmente cada uma das características.

 

API 550 A

API 550 A

Outro dos plugins de equalizadores clássicos, principalmente por conta de sua versatilidade. Ele possibilita utilizar um high-pass em frequências subgraves e também hiperagudas, configurando como shelving ou filtro. Na faixa de frequência você pode selecionar um pico para cada uma das faixas, trazendo mais controle ao processo. Também é possível alterar a polaridade do sinal e ligar ou desligar o circuito analógico, que emula as características tradicionais do compressor. Por fim, é possível calibrar o ganho de saída manualmente ou automaticamente.

 

Scheps 73

Scheps 73

Mais um dos plugins de equalizadores da Wave. Ele conta com um high-pass filter para diferentes frequências subgraves. Assim como o anterior, esse equalizador já entra na categoria dos equalizadores ativos, contendo um amplificador operacional que faz os cálculos e determina a amplitude da frequência em questão. Ele conta com um shelving, que eleva tudo a partir da taxa de frequência selecionada, que no caso desse plugin, atua nos graves. Nesse compressor, o ajuste de frequências médias pode ser utilizado como um pico ou um bell, de forma similar ao primeiro dos plugins de equalizadores apresentados. O high-pass filter possibilita dar um boost na frequência ou reduzir a amplitude do sinal. Existem também o knob de controle do amplificador.

Assim como o amplificador anterior, o Scheps conta com a opção de inversão de fase e também com o imput e output gain linkados.

 

4000 G

4000g

Conta com diversos aspectos já apresentados nos plugins de equalizadores anteriores, mas sua grande diferença fica por parte da parametrização, que pode ser feita de maneira mais precisa. Outra característica bacana, fica por conta da coloração do circuito analógico dele, que é bem interessante. Existe um botão que permite multiplicar e dividir as frequências selecionadas, possibilitando uma versatilidade maior.

 

Fabfilter PRO Q

fabfilter pro q

Um dos plugins de equalizadores que permite parametrizar diversos aspectos, possibilitando que você crie filtros para pontos de forma extremamente independente. Esse equalizador é bem clean, sem nenhuma distorção harmônica muito significativa, contando com um som bem moderno e filtros extremamente precisos. Vale a pena conferir esse plugin, já que sua interface é bem diferente dos outros apresentador.

Como você percebeu, cada um dos plugins de equalizadores tem uma função específica, e juntando alguns deles, você certamente vai chegar em um resultado bacana em sua mix. O importante aqui é testar e conhecer bem cada uma das opções de plugin disponíveis.

 

EBOOK-FILTROS-E-EQUALIZADORES

Se você ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre plugins e equalizadores, acesse agora esse link e faça o download do nosso e-book sobre filtros e equalizadores!

Forte abraço!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *