BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

Com certeza você não é o único que já teve alguma dúvida sobre a utilização ou sobre a funcionalidade de algum compressor ou como trabalhar com um equalizador específico. Eu também, durante muito tempo, tive o mesmo problema. E vários outros produtores musicais, certamente, também já sofreram com a escassez de livros e vídeos sobre equalizadores e compressores.

Neste artigo, entretanto, eu vou ajudar diretamente essas pessoas. Chega de ficar procurando por dias e dias na internet e se frustrando com e-books rasos e incompletos ou vídeos amadores. Vou apresentar o melhor e mais completo material sobre equalizadores e compressores que você pode achar. E o melhor: gratuito!

Por dentro da mix

Primeiramente, quero dizer que este material é, com toda segurança, o melhor e mais completo porque ele faz parte do meu curso “Por dentro da mix“. Sim, eu desenvolvi um amplo e aprofundado estudo sobre os equalizadores e compressores, desde as características mais básicas da interface até a aplicabilidade direta de cada plugin. Tudo isso para que, durante o curso, você tenha total capacidade de praticar a mixagem por conta própria. O curso está sendo remodelado para em breve disponibilizar uma nova versão melhor e mais completa pra você! Fique de olho.

Além deste guia sobre equalizadores e compressores, o curso tem uma série de outros módulos ou materiais sobre vários assuntos pertinentes à engenharia de mixagem. Se você quiser saber um pouco mais sobre mixagem, tem um texto bem legal no blog. Para acessar, basta clicar aqui.

O que você vai aprender sobre equalizadores e compressores?

Neste material, você vai encontrar um estudo super aprofundado sobre:

  • manuais dos principais compressores;
  • tipos de topologia;
  • características dos circuitos;
  • tipos de componentes utilizados nos circuitos;
  • aplicação nos plugins.

Também encontrará uma análise sobre as características de cada um destes dispositivos, desde as mais básicas até as mais avançadas, para que você compreenda, por exemplo, a diferença entre equalizadores ativos e passivos.

Outra parte importante que nós abordamos neste estudo é a tradição de uso e a forma como cada um dos principais engenheiros de mixagem utilizam cada um destes dispositivos, plugins e técnicas de aplicação na mixagem.

Pontos importantes do material sobre equalizadores e compressores

Revisão da interface e usabilidade de cada dispositivo – onde falamos dos parâmetros específicos e dos conceitos de cada um destes parâmetros, tanto para equalizadores como para os compressores.
Também explicamos cada um dos processos de compressão, envelope, gate, expand entre outros e, também, de equalização, mostrando aplicações práticas no processo de mixagem.

O impacto do circuito do dispositivo no som – onde compreendemos como cada topologia e tipo de circuito vai influenciar na mixagem. Neste parte, entendemos sobre a função dos detectores, tanto em nível de pico quanto de rms, nível de feedback, circuito de feed-foword, tipos de compressores etc.

A tradição de uso do dispositivo – contando como os principais engenheiros utilizam estes dispositivos, inclusive oferecendo opções de plugins para você aplicar na sua mixagem.
Também mostramos exemplos de como utilizar estes modelos, por exemplo, numa caixa, numa compressão em paralelo para guitarra ou na voz. Outra dica, é como utilizar o equalizador linear e o não-linear para trazer a sonoridade que você busca para o seu trabalho. Você irá aprender como gerar uma equalização clean ou com maior saturação ou com maior diferença entre fases, por exemplo.

Por tudo isso, este é o material mais robusto e completo que você vai encontrar abordando compressores e equalizadores. Ele foi criado para compor o curso Por dentro da mix, mas pode e deve ser estudado à parte para que você consiga elevar o nível da sua mixagem, trazendo mais qualidade e variedade para o seu espectro profissional.

Utilize como um guia ou manual

Você não precisa deglutir todo o material e tentar gravar tudo na cabeça de uma só vez. O mais importante é que você consiga aplicar os ensinamentos no seu dia-a-dia, na sua prática de mixagem. Compressores e equalizadores são elementos complexos e podem gerar dúvidas.

Por isso, utilize o nosso material como um guia ou como um manual, consultando-o sempre que tiver algum questionamento. Assim você pode gerar resultados diferentes na sua mix, ampliando o seu leque, inclusive de estilos.

Aproveite para praticar em casa com os exemplos de plugins que são mencionados. Como já falamos em outros textos, a prática é que vai levá-lo à perfeição. Tanto faz se você irá trabalhar como especialista de um único estilo ou se irá abrir seu leque para vários gêneros musicais. Para ambos os casos, não existe nada melhor do que fazer várias e várias mixagens, melhorando a cada mês, a cada tentativa.

E, para isso, o conhecimento é fundamental. Quanto mais ampla for a sua bagagem, mais variado será o seu espectro de trabalho. Por isso, além de estudar a parte técnica, ouça de tudo. Escute o máximo de músicas de estilos diferentes que você puder. E aproveite este material super rico que preparamos para você para compreender como é feita a mixagem em cada um destes estilos e destas músicas.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos uma ótima – ou a melhor – opção de material para compreender os processos e dispositivos de compressores e equalizadores. Além de ter sido totalmente desenvolvido em português e de forma gratuita, este material é um estudo bastante aprofundado de todo o processo de compressão e equalização.

Na parte técnica, você aprenderá sobre as características mais básicas até as mais avançadas. Também conhecerá a interface dos compressores e equalizadores mais utilizados, com as particularidades de cada um e as aplicações na mix.

Na parte prática, trouxemos uma enorme variedade de exemplos de tradições de uso dos dispositivos, ou seja: mostramos, passo-a-passo, como os principais engenheiros de mixagem utilizaram determinado recurso numa música de um álbum específico. Ou, numa outra perspectiva, mostramos como uma determinada forma de uso de um plugin pode acrescentar na sua mix, trazendo um elemento que você não está habituado naquele estilo musical.

1176 compressor mais usado na história do áudio

Espero que você tenha gostado deste resumo e que conheça outros materiais no blog. Vou deixar aqui disponível o download gratuito do e-book Compressor 1176, para você já começar a se ambientar com um dos dispositivos mais utilizados pelos engenheiros de mixagem. 

Abraço e até a próxima!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *