BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

A Composição Musical sempre foi usada para auxiliar a criação da narrativa de diversas artes visuais. Isto, desde teatro, ópera, exposições de artes plásticas, circo, cinema e, ás ultimas gerações, o videogame.

Alwin Monteiro, professor do Curso de Composição da Ossia, fez algumas observações sobre como a escolha de materiais composicionais participam na construção da narrativa do filme Luisa.

Acompanhe o Teaser do Curta Luisa:

“Uma constante angústia passada através de cenas marcantes e rápidas em um roteiro fragmentado que, através de uma montagem de cortes rápidos e cores, guia até um fim desconhecido onde algo parece que não vai acabar bem…”

Essas são as primeiras sensações que tive ao ver o filme, que chegou em minhas mãos ainda em processo de montagem.


Análise da Composição Músical

A primeira Cue do filme, bem como a deste teaser, começa com um sintetizador utilizando frequências hiperagudas. Através do efeito de “flanger”, e uma melodia feita em uma escala eólia, monta um ar de leveza, espacialidade, conformidade e tristeza. Sensações que contrastam com o imaginário dramático e angustiante das batidas do coração. Estas, como uma percussão, acompanham poli-ritmicamente toda a peça trazendo expectativa a cerca do que está por vir.

Os efeito sonoros, utilizados nas transições das cenas, reificam a dramaticidade e a expectativa. No momento seguinte, entra o tema principal do filme. Um tema em ostinato tocado no contrabaixo. A instrumentação é pensada para reificar alguns aspectos um tanto quanto minimalistas do filme, onde, em sua maior parte, a visão do espectador é a visão do mundo através dos olhos da personagem principal. O uso de timbres modernos de sintetizadores, do contrabaixo e da guitarra em delay realizando o arpejo do acorde de ré menor, dialoga com bandas de indie rock atuais. Trazendo, assim, temporalidade ao filme.

O baixo repete o tema principal, e ganha diferentes espaços. Isto, na medida em que os sons dão lugares a foleys, sound effects. E, em outro momento, mais um sintetizador entra realizando um ostinato. Mais a frente um sintetizador e as cordas realizam a quebra de ethos necessária na narrativa do teaser.

Para mais informações sobre o curso veja o site do Curso de Composição

midi

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *