BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

Você tem dificuldade em organizar seus ensaios e realizar shows de qualidade? Tem a sensação de que seus projetos estão demorando demais para acontecer? Esse texto foi feito para ajudar você a melhorar a construção do seu repertório de música.

Ele foi baseado no vídeo “COMO ORGANIZAR SEU ENSAIO – Tenha seu Repertório Organizado!”, disponível no canal da Ossia no Youtube.

 

 

O método utilizado para a organização é o aplicativo Trello. Ele vai servir para resolver os problemas dos ensaios e do repertório de música. Faça seu cadastro pessoal e o da sua banda no aplicativo seguindo o passo a passo:

1.Cadastre-se

Você clica no botão de cadastro e, com seu nome e-mail e senha, você já está no Trello.

2. Crie um time

Na página inicial do Trello, há um botão “criar um time”.  Esse time será a sua banda, inclua o nome dela e se quiser, uma breve descrição.

3. Adicione os membros

Uma vez dentro do grupo de sua banda, você vai entrar na aba “membros”. Nessa nova página, você poderá convidar seus colegas de banda (tenha nome e e-mail de cada um) para fazer parte do “time”.  Agora que a banda está reunida na mesma ferramenta, é hora de criar o espaço de trabalho.

4. Crie seus quadros de projetos

Volte para a aba “quadros”. Lá, cada quadro terá um diferente projeto da banda: a gravação de um álbum, planejamento de shows, etc. Clique em “criar novo quadro” e coloque um nome que remeta ao repertório da banda, que é o foco da sua organização de hoje.

5. Crie diferentes listas

Dentro do quadro do repertório de sua banda, chegou o momento de adicionar listas a ele, você deve clicar em “adicionar nova lista”. Para facilitar o processo, nomearemos as listas de forma que possam englobar bandas tanto autorais quanto covers – portanto, no exemplo dado aqui, teremos as seguintes: “autorais”, “sugestões”, “selecionadas para o repertório”, “ensaios”, “tocadas no show” e “cemitério”.

Temos as listagens prontas. Agora é só incluir as músicas. Para isso, vamos ao próximo passo.

6. Crie cartões

Para cada música dentro das suas respectivas listas, vamos incluir um cartão – na parte “adicionar um cartão”, dentro da listagem selecionada. Em “sugestões”, teremos as diferentes sugestões de músicas que cada membro pediu para que entre no repertório – dentro da lista, vocês poderão votar nas músicas e descobrir quais farão parte do repertório.

Após a votação, para incluir as músicas que farão parte do repertório de música da banda, basta que você arraste o cartão para o lado. Assim, ele entrará na listagem “selecionadas para o repertório”.

Além disso, no Trello é possível planejar seu próximo ensaio. Basta repetir o processo, arrastando a música para a listagem de ensaios e escolhendo a ordem que será respeitada no mesmo.

Organização é crucial para o ensaio

O ensaio é um momento muito importante para a banda. Se os membros chegarem e as músicas não estiverem completamente “tiradas”, pode ser uma jam, uma session, uma gig ou o que for, mas não chega à completude de um ensaio.

Para o ensaio, é fundamental que todos os membros estejam realmente preparados e que o trabalho seja levado com seriedade e dedicação necessárias para tal finalidade. Por isso, a organização anterior é imprescindível para que o trabalho flua com o sucesso esperado. Afinal, trabalhar com música é sim um negócio sério.

A apresentação precisa ter identidade

Muito além de apenas uma boa performance, é preciso criar uma identidade para a banda, um diferencial que seja transmitido na apresentação das músicas. E o momento do ensaio é quando esse desempenho é refinado e a identidade é inserida no trabalho do grupo. Esse detalhe  é essencial para ter um projeto de sucesso.

Organizando o repertório de músicas autorais

No Trello, existem algumas ferramentas interessantes para que o seu repertório de música autoral seja melhor organizado. Em cada cartão, previamente criado, é possível inserir mais informações para fazer parte do item.

Para isso, clique no lápis – ícone que diz respeito à edição de cada cartão. Após fazê-lo, uma nova tela abrirá, onde você poderá discutir  sobre a composição, inserir comentários, referências, links em geral. No entanto, sugerimos uma ferramenta chamada “checklist”, onde podemos dividir os estágios que vão sendo concluídos em sua composição.

Na maneira que trabalhamos a composição aqui, ela possui dois diferentes momentos e cada um suas respectivas etapas. E esse checklist ajuda a deixar explícito em qual parte da composição a banda está – harmonia, letra, timbres, etc.

Outra ferramenta muito interessante presente no Trello são as “etiquetas”. Clicando nela, você pode escolher diferentes cores ou nomes para determinadas etiquetas, diferenciando assim, por exemplo, músicas autorais e covers; ou da atmosfera da música – ela é mais agitada ou tranquila? Com isso, na hora de montar o repertório do seu show ou álbum, você já terá uma sensação prévia de como ele funcionará em termos de sequência de faixas e transições ao utilizar o visual.

Por fim, em cada um dos cartões também é possível adicionar membros e designar tarefas a eles, tornando mais fácil a comunicação dentro de cada item.

Em resumo: utilize o Trello, explore ele, aproveite as ferramentas disponíveis e que podem agregar à organização de seu ensaio e repertório. Depois disso, fica mais fácil trocar ideias com seus colegas de banda e tornar sua carreira cada vez mais sólida. Aprimore seus conhecimentos, baixe gratuitamente o e-book: Carreiras na Produção Musical.

 

Um abraço,

Alwin Monteiro

1 Comentário

  1. alexandro silva

    Iniciando um trabalho individual não tenho banda

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *