Você sabe Como Funciona uma Placa de Áudio?
Se você tem dúvidas do porquê precisa de uma placa de áudio, ou de como ela vai melhorar a sua performance, esse vídeo vai ajudar você:
“O que é uma Placa de Áudio?”
Placas de Áudio são componentes que se ligam à Placa Mãe do seu computador.
Elas são as responsáveis por gravar e executar qualquer som do seu computador. Essencialmente, são a junção de um conversor de sinal analógico para sinal digital e, também, de sinal digital para analógico.
“O que a Placa de Áudio faz?”
A Placa de Áudio atua de duas maneiras:
A) Recebendo sinal elétrico, como o que vem de um microfone ou instrumento em uma gravação, e o transformando em informação em dados. Esta informação é, então, gerenciada pela Placa Mãe do computador.
B) Transformando a informação de dados enviada pela placa mãe em sinal elétrico, para então este ser amplificado em uma caixa de som, fone de ouvido, monitor de áudio e etc.
Desta forma, sua Placa Mãe pode trabalhar apenas com o sinal digital de áudio.
“O que é o Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital?”
O Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital funciona atrás do que chamamos de “modulação por código de pulsos”, ou pulse-code modulation, em inglês, que nada mais é do que a forma como é representada, digitalmente, a medição “regular” de amplitudes de um determinado sinal elétrico (analógico) pelo tempo. Existem 2 tipos de conversores: o analógico para digital e o digital para analógico.
Conversão AD:
Na conversão AD, analógico para digital, o conversor vai regularmente fazendo medições dos níveis de amplitude do sinal e criando uma nova informação digital. As medições acontecem ao longo do tempo.
Conversão DA:
Na Conversão DA, digital para analógico, o conversor lê o sinal digital para recriar um sinal analógico, representando os níveis de amplitude do sinal conforme o enviado pela placa mãe. Através desses níveis de amplitude ele cria pulsos de tensão elétrica com uma corrente de frequências e amplitudes correspondente a que estava salva na informação de dados do arquivo digital de áudio.
Existem limitações para as medições-por-segundo de sua placa. Dois termos chave são: bit depth e sample rate.
“O que é o Bit Depth (Profundidade de Bits)?”
A Profundidade de Bits é a quantidade de bits que temos para definir a amplitude de um determinado sinal digital. O conversor gera a profundidade de bits de acordo com a amplitude do sinal digital que tem que reproduzir ou gravar. Sendo assim, se eu quero representar um sinal que tem várias variações de amplitude, eu preciso de um Bit Depth maior.
Importante: Quanto maior a quantidade de bits, maior a capacidade digital de ter diferentes amplitudes, que nada mais são do que dinâmicas e diferentes intensidades.
“O que é o Sample Rate?”
O Sample Rate é a quantidade de amostras de dados digitais que o sinal digital tem. O processo de criação e de leitura dessas amostras é o que chamamos de Sampling.
Importante: Quanto maior o sample rate, maior é a quantidade de frequências e a precisão dos timbres para representar o sinal analógico antes da conversão.
Como vimos, teoricamente as medições do nível de tensão elétrica são feitas regularmente, porém na prática não é bem assim. A regularidade com que o sampling é feito se chama Clock.
“O que é o Clock?”
O Clock determina como o número de amostras do sample rate são distribuídas ao longo do tempo. Desta forma, o Clock e as variações de Clock influenciam de forma importante a performance do conversor.
As variações de Clock podem acontecer por vários motivos, dentre eles: a performance de outros circuitos eletrônicos que estão antes e depois do próprio chipset, bem como variações de tensão na alimentação de energia do conversor, entre outros. Estas variações causam erros no Clock. Estes erros se chamam Jitter.
“O que é o Jitter?”
Jitter são os desvios do padrão de leituras pelo tempo, do Clock. É diferente de Dither!
O Jitter provoca alterações de fase, frequência e tempo, o que atrapalha a fidelidade do som. O Jitter acontece nas duas conversões: AD e DA, mas os erros de Clock que geram o Jitter são mais frequentes na conversão DA.
Um dos fatores que faz muita diferença na precisão de Clock e na qualidade do Conversor é seu Chipset. Ele evita o Jitter.
“O que é o Chipset do Conversor?”
Atualmente existem excelentes chipsets de altíssima tecnologia, com desempenho incrível nas duas conversões, porém o Jitter ainda existe em todas as conversões AD/DA.
Algumas marcas famosas de chipsets são: BURR-BROWN, SABRE, CIRUS, entre outros. Esse é um ponto importante que você precisa checar antes de comprar a sua placa.
Para a Lista de Chipsets por Placa, veja o final do post, logo abaixo.
Outros Recursos da Placa de Áudio:
Além do conversor, as placas possuem outros recursos diversos:
- Pré Amplificador: existem placas que possuem pré-amplificadores, que elevam o sinal de entrada ao nível de linha. Assim, você pode conectar seus instrumentos diretamente nela. Veja mais neste nosso vídeo do Youtube;
- Diferentes controles para Monitoração;
- Entradas digitais, como:
- S/PDIF
- ADAT
- Controle de Clock, pouco comum em placas básicas.
Agora é hora de escolher sua placa e por a mão na massa! Não deixe para depois!
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Lista de Chipset por Placa de Áudio:
ALESIS
IO|26 CS5361
ALLEN&HEATH
R16 AD CS5368 DA Burr-Brown PCM1404 Main I/O CS4271
APOGEE
Ensemble CS4272
DUET: CS4272/MICPRE TI PGA2500/ 1394AUDIO Oxfw971
AD8000SE: A/D:AKM AK5391; D/A: Analog Devices AD1851
Rosetta 200: A/D:CS5361 D/A: Analog Devices AD1852
MiniDAC:AD1955 ARS
MiniMe: A/D AKM 5380VT, D/A (monitoring) AKM 4380VT
AD-16X DAC CS4398 ADC CS5381 or CS5361
ART
Tube Fire8: adc-AK5384; dac-AK4358
BENCHMARK
DAC1: D/A: Analog Devices AD1853 5532 opamp
BEHRINGER
SRC2496:AKM AK5393 AK4393 JRC 458
DIGIDESIGN
192 I/O PTHD: A/D:AKM AK5394A; D/A: AKM AK4394
001 CS4223 CS4223 OPAMP – TL074
002R: A/D:AKM AK5383vs D/A: AKM AK4393vs
003 A/D CS5381 CS5361 D/A CS4392
MBox AK5383 AK5383 TAS1020
MBox2 Mini: ADC – CS5361
ECLER
EVO5: A/D CS5366-CQZ and D/A CS4385
ECHO AUDIO
Indigo DJx – AK4396
Indigo IOx – AK4620B
Indigo DJx – AK4396
Indigo IOx – AK4620B
AudioFire 2 (Newer models) – AK4620B
AudioFire 2 (Older models) – AK4620A
AudioFire 4 (Newer models) – AK4620B
AudioFire 4 (Older models) – AK4620A
AudioFire 8 – CS4272
AudioFire 8a (Newer model w/ ADAT) – AK4620B
AudioFire Pre8 – AK4620B
AudioFire 12 (Newer models: FireWire ports’ beveled edges pointing down) – AK4620B
AudioFire 12 (Older models: FireWire ports’ beveled edges pointing up) – CS4272
Layla3G – CS4272
Gina3G – CS42426
Echo Gina24 A/D AK4393 D/A AK5383
Indigo dj – CS4392
Indigo i/o – CS4272
MiaMIDI – AK4528
EGO Systems/ESI
ESU1808 Akm Ak5384 ADC Akm Ak4358vq
MAXIO EX8K: A/D:AKM AK5394A; D/A: AKM AK4395
MaXiO 032e AK5394, AK4395
[email protected]: A/D:AKM AK5385A; D/A: AKM AK4358
E-MU Systems
0202 USB: CS4392 AK5385m
0404 USB AK5385a AK4396
TRACKER PRE AK5385, CS4392
0404: PCM1804 AKM AK4395
1820: PCM1804 CS4392
1212m AK5394 CS4398
1616m AK5394 CS4398
1820M AK5394A CS4398 JRC2068
FOCUSRITE
Saffire CS42428-CQ
Saffire LE CS42432-DMZ
Saffire 6 USB CS4272
Platinum 8 OctoPre AKM5383 AKM5383
Saffire Pro CS4272
Liquid Saffire 56 CS4272
KRK
Ergo A/D AK4620 D/A AK4396 ASRC AK4122
LEXICON
fw810s CS4272-CZZ CS42426 dbx TypeIV
LINE 6
TonePort/Studio UX1/UX2 : AK4528
TonePort UX8 : CS4272
Pod X3 : CS4272
LUCID
AD9624 A/D:CS5396
DA9624 D/A:CS5396
ADA8824: A/D:AKM AK5392; D/A: AKM AK4324
LYNX Studio
TWO/L22: A/D:AKM AK5394A; D/A: Cirrus Logic CS4396
AES16?AK4114x8
AES16-SRC?AK4114x8?AD1896x4
AURORA CS5381
MACKIE
FIREWIRE CARD ONYX A/D AK5384 D/A AK4528
ONYX 400/F 1200F A/D AK5385 D/A AK4358
M-AUDIO
Audiophile 192 AKM AK5385A AK4358
Audiophile 2496 AK4528VF AK4528VF CS8427
Delta44 & 66 AK4524
Delta1010 A/D AK5383 D/A AK4393
ProjectMix A/D AK5381 D/A AK4358
Firewire Solo ADC AK5357?DAC AK4381
Firewire 410 : Envy24 HT, AK4355/AK4381, AK5380
FireWire 1814 Input 1&2 A/D AK5385A, Ins 3-8 A/D AK5381, D/A AK4358
Profire 610, 2626: AK4620
MOTU
MOTU 828 AK4321VF CS4223-KS OPAMPS – 4580
MOTU 828 Mk2 AK4528*8/AK4382 DAC for main outs
MOTU 2408 mk3 AKM AK4528VF
MOTU 828mk3 TI PGA2500,CS5364 8in CS5368, volume CS3308 8out AK4358 AK4382 MAIN AK4396
MOTU 8pre AK5385 AK4382
MOTU HD192 AK5394
MOTU 896HD AKM 5385
Motu Ultralite: AK4620AVF
Motu Traveller: A/D AK5385AVS, sorry no info for D/a
METRIC HALO
Mobile I/O 2882?DSP A/D AK5383 D/A AK4393
ULN2: A/D is the AKM 5383 and D/A is the AKM 4393
ULN8 AKM 5394 AKM 4395
Lio-8 AD AK5394 DA AK4395
MYTEK
8X96:ADC – CS5396 (or CS8427?) DAC – CS5396
Stereo192 ADC – AKM 5394A
8×192 AD Burr Brown PCM4202 DA Analog Devices ad1955
KRK
Ergo DAC AKM4396
NOVATION
nio 2 | 4(CS4272,AK4394)
PRESONUS
Presonus Firebox ADC:AKM AK5384 DAC: AKM AK4358/ST Micro MC33078,33079
PreSonus FireStudio 26in26out(8in8out)AK5384 AK4358?
PreSonus FIREPOD 10in10out(8in8out) AK5384 AK4358?
MSR (monitor studio remote) for Presonus FireStudio WM8590GEDS
Presonus Firestudio Mobile AD PCM4204 DA PCM4104
PRISMSOUND
Orpheus A/D CS5381 D/A CS4398, Mic pre PGA2500, Line ins OPA2134, Line outs venerable 5532 (TI ver), Headphone out OPA2134
DA-2 TDA 1547
ADA-8XR AKM AK4395
RME
RME ADI-2: A/D:AKM AK5385 D/A: AKM AK4395
RME ADI-8: A/D AK5392 D/A AD1852
RME ADI-8 DS: A/D:AKM AK5393A; D/A: Analog Devices AD1852
RME Digi96/8 PST/PAD: A/D AK5383 D/A Analog Devices AD1852
RME HDSP 9632: A/D:AKM AK5385A; D/A: Analog Devices AD1852
RME HDSPe AIO ADC – CS5361 DAC – AD1852
RME FIREFACE 800 A/D AK5385 D/A AK4395(AK4396 since March 2005)
RME FIREFACE 400 A/D D/A AK4620A
RME FIREFACE UFX A/D CS5368 D/A PCM4104
RME Multiface 1: A/D D/A AK4528VF
RME Multiface 2: A/D D/A AK4620A
ROLAND
Edirol UA-101 USB 2.0 A/D CS5340 D/A AKM 4385
EDIROL UA-25 DAC AK4385 ADC AK5381 DAI AK4114?USB TUSB3200
EDIROL UA-1EX DAC AK4385 ADC AK5357 DAI AK4114 USB TUSB3200
EDIROL FA66 AKM 4385VT CS5340
SM PRO AUDIO
ADDA 192-S: A/D CS5381 D/A CS4398
STEINBERG
MR816 AD AK5385BVF-E2 DA AK4358VQ
Yamaha N-12 AD AKM AK5385 DA AKM AK4393 and AK4382A for AUX and phones. Discrete preamp -> JRC2068MD Op-amps for unbalancing -> insert jack -> NE5532DA for balancing before the ADC
TASCAM
TASCAM US-144 A/D AK5385 D/A AK4384
TASCAM US-122L DAC AK4384 ADC AK5381
TASCAM US-800 ADC: AKM 5359ET DAC: AKM 4384ET
T.C.electronic
TC KONNEKT 24D/live: AK4620b INA163
Studio KONNEKT48 DA AK4359 AK4385, AD AK5358 AK5359 OPAMP JRC 2068
TC Impact Twin AD/DA AK4620 Output opamps 4-NE5532.
TERRATEC
terratec x24 phase cs42426
UNIVERSAL AUDIO
Apollo AD AKM AK5388EQ (Quad AD) DA CS4398 DA(Headphones) AK4480 Preamps x4 – PGA2500
Outras Marcas de Placa de Áudio
AQVOX USB 2 D/A MKII PCM17964
Audioresearch DAC7 PCM1792
Berkley Audio Design Alfa Dac AD1955A
Bryston BDA-1 CS-4398
Cambridge Audio Dac Magic WM8740
Cary Audio Xciter Dac AK4399
Lavry Da11 Analog Devices 1955
Logitech Transporter AKM AK4396
Matrix mini-i AD1955
Musical Fidelity V-Dac Burr Brown DSD1792
Northstar Extremo PCM1792
Ps Audio Dac III: Burr Brown 1798
PS Audio Perfect Wave DAC WM8741
Stello Da-100 signature AK4395, AD1896 upsampler
Sutra DAC 1 Burr-Brown 1740
Weiss Dac2 Burr Brown PCM1792
Weiss Dac 202 Sabre ESS9018
Weiss Medea DAC AD1853
Fonte: gearslutz.com
Chagalj (Gear Maniac)
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Ossia, muito obrigado tanto pelo vídeo quanto pelo post no blog, esclareceram MUITAS coisas para mim em relação a placas de áudio. Porém, ainda assim, não conheço muito bem de marcas/modelos e quais são os requisitos “padrões” para uma boa placa de som. Já que Chipset é a precisão do Clock e a correção do Jitter, eu tenho que me atentar apenas a Sample Rate, Bit Depth e Chipset quando for comprar uma placa? 48 KHz/24 bits realmente é o requisito “ideal e suficiente” para uma boa placa de som? Que modelos de placa vocês me recomendariam para gravar, editar e mixar com o melhor Bit Depth, Sample Rate, Chipset e pré-amplificação possíveis dentro de uma faixa de 250 reais?
Desde já, agradeço DEMAIS pela atenção.
Um abraço!
Olá, Matheus!
Obrigado pelo seu comentário ? Acredito que sua pergunta seja útil para muitos outros leitores!
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Nos vemos lá!
Abraço.
Parabéns ótimas dicas!! Gostaria de saber se vale muito a pena investir numa Focusrite Scarlett 2i4, estou começando a montar meu Home agora, mas estaria boa essa ou me indicaria outra? Abração!
Alguns para não dizer quase todos da lista são conversores digitais analógicos e não chipset. Eles são responsáveis pela conversão do áudio analógico para digital e digital analógico AD-DA como os AK ou AKM PCM etc. Sou técnico em eletrônica e Manutenção de áudio profissional e com certeza posso afirmar o que falo. Chipset é responsável pelo controle de barramento PCI AGP controle de memória etc em placas mãe de computadores.
Muito obrigado pelo feedback. Vamos avaliar os termos usados e coloca-los eles da forma correta. Acabou ficando trocado no conteúdo, seriam conversores AD/DA ao invés de chipset.
Grande abraço!
Alwin Monteiro
Muito bom texto, cheio de dados interessantes. Parabéns!
Agora fiquei com uma dúvida (curiosidade). Então em vez de trocar minha placa, posso substituir seus conversores por outros melhores e também substituir o chipset por outro de melhor qualidade? Existe alguma forma de fazer isso?
Abraços!!
Uso uma placa Bering com teclado Juno Di e meu Not i7 8Gbram e Ssd e mesmo assim tá cortando o som no kontakt me deram uma dica de comprar uma M Áudio 410 ou 1814… Ela serve pra Windows 10?