BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

Este texto é baseado no vídeo “5 EXCELENTES PLUGINS GRATUITOS DE MIXAGEM” onde eu falo um pouco sobre boas opções de Plugins para mixagem que são 100% gratuitos. Estas opções são importantes para aqueles que estão começando e querem fazer testes e até mesmo estudar e conhecer melhor a diferença entre cada um dos plugins para mixagem.

Fala galera, tudo beleza? Hoje vou mostrar para você alguns dos plugins para mixagem gratuitos que eu recomendo. Muita gente acha que a única maneira de mixar é utilizando centenas de milhares de plugins, ou até mesmo recorrendo à pirataria. Mas, na verdade, é possível encontrar várias ferramentas gratuitas e bacanas. Principalmente para quem está começando e ainda não tem uma boa referência sobre as características sônicas de determinados equipamentos.

Para conhecer melhor cada um dos termos que eu vou utilizar neste vídeo, eu recomendo que você verifique o nosso Glossário de áudio. Este material sempre recebe atualizações e conta com os termos mais comuns do mundo da mixagem e da música.

BOOK---GLOSSARIO-DE-AUDIO-BLOG

Agora vamos para os plugins!

 

Conheça os 5 melhores plugins para mixagem gratuitos

Além dos detalhes de cada um dos plugins de mixagem, durante o vídeo eu também demonstro como cada um deles funciona, então não deixe de acompanhar também a versão em vídeo deste material!

Vamos começar por um dos plugins para mixagem que eu conheci recentemente. Gostei muito da equalização que ele traz, principalmente quando utilizado na guitarra, trazendo um bom low-end, um grave bacana.

 

1- Ochre

Este plugin é fabricado pela Acustica Audio, uma empresa italiana e conta com uma interface bem interessante, onde é possível selecionar o quanto de amplitude você vai utilizar. Você consegue regular o key factor, que determina a largura de banda, definindo quantas frequências o equalizador vai afetar e também alterar a frequência. Para a mixagem que eu mostrei como exemplo durante o vídeo, eu estou usando bastante grave.

Depois da utilização deste plugin, a guitarra ficou com uma identidade bem diferente, mais dark e pesada. Uma das características deste compressor ,que dá uma diferença bacana, é o pré-amplificador dele que vai aumentando a amplitude, dando mais corpo para a faixa. Perceba que quando ativado, o pré-amplificador vai aumentando esta amplitude aos pouquinhos até atingir o limite.

 

2- TAN

Outro dos plugins para mixagem da Acustica Audio. Este compressor de VCA controlado por tensão emula um clássico, misturando características da SSL com alguns outros compressores, dando um resultado bem interessante. Na minha opinião, uma das coisas mais legais deste compressor é o knob “SHMOD” que modifica como o compressor atua sobre o attack do transiente, possibilitando modificações mais finas e precisas.

Para o exemplo do vídeo, utilizei este plugin para mixar uma voz, e é possível perceber bem o efeito do “SHMOD”, trazendo mais peso, corpo e deixando o resultado mais aveludado e bonito.

 

3- Softube Saturator

Este é um dos plugins para mixagem com uma função bem específica, trabalhando o aspecto da saturação. Quando utilizado, ele costuma aumentar o background e dar mais peso para a mixagem. No exemplo que estou demonstrando em vídeo ele é usado para um baixo, deixando o som mais cheio.

Este plugin conta com um knob que possibilita o controle da saturação e um seletor de tipo de saturação. Com o seletor é possível escolher entre Keep high, Neutral ou Keep Low. Isso significa que ele vai trazer os harmônicos mais graves, os primeiros parciais com mais intensidade quando eu coloco em keep low e os harmônicos mais agudos quando eu escolho o Keep High. Trazendo uma cara bem grave, peso e densidade, e bastante sinal em nível RMS.

Este plugin prova quem nem sempre o equalizador é a solução!

 

4- MJUC

Este compressor é desenvolvido pela Klanghelm que é uma versão um pouco mais simplificada de um Vari Mu, mas conta com uma característica própria bem bacana. No exemplo que utilizei durante o vídeo, eu demonstro uma bateria bem pesada, com bastante punsh e uma caixa bem presente.

Utilizei então este plugin para trazer mais presença da sala e saturar um pouco mais ela. Como os pratos estavam muito destacados, eu utilizei também um compressor multibanda para diminuir um pouco a amplitude do sinal e deixar que os outros elementos da bateria se destacassem.

Com o sinal um pouco reduzido, utilizei o MJUC para aumentar a ambiência da bateria, provando que nem sempre a solução são reverbs e delays.

 

5- Analyzer

Plugin da Meldaproduction com uma interface bem diferente. Ele consegue demonstrar vários elementos, inclusive parâmetros como o loudness que são utilizados para o áudio digital e para as plataformas de streaming nos dias de hoje. Quando você conseguir, dê uma olhada neste plugin com bastante carinho, pois ele mostra detalhadamente diversas informações.

Você pode trabalhar diferentes elementos, incluindo nível de pico, nível RMS e vários outros. Eu não vou entrar em cada um dos detalhes para que o texto não se alongue muito, mas baixe este plugin e faça alguns testes você mesmo. A precisão dele é bem legal, rivalizando inclusive com a precisão de muitos dos plugins pagos presentes no mercado.

Clicando no botão settings é possível parametrizar diversos elementos, por isso é bacana que você verifique e faça alguns testes. Além do Analyzer, esta empresa conta com diversos plugins para mixagem gratuitos.

É isso então galera, espero que vocês tenham gostado do texto. Eu utilizo estes plugins para mixagem em diversos de meus trabalhos. Alguns deles são mais recentes no meu chain outros como o softube saturator já são clássicos.

 

Espero que você perceba que é possível fazer uma mixagem bacana, com diferentes características sônicos sem depender dos plugins mais “quadrados” que já vem em seu digital audio workstation. Como eu já disse anteriormente, se você está começando, não deixe de conferir estes plugins gratuitos, eles são uma ótima oportunidade para você conhecer e estudar mais sobre mixagem.

 

como-finalizar-sua-mixagemVocê alguma vez já trabalhou em uma mixagem e não soube definir quando ela está finalizada, quais os principais objetivos dela e como identificar e resolver diferentes problemas? Então entra nesse link e faça o download do nosso infográfico “Como finalizar sua mixagem”. Ele certamente vai ajudar você a entender quando e como finalizar a sua mix.

 

 

Abraços,

Alwin Monteiro.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *