Várias Dicas de Áudio em Um Lugar Só!

Se você acompanha a OSSIA, já sabe que estamos sempre estudando e falando de áudio e música, não é? Por isso, o post de hoje será muito especial: uma compilação de várias das nossas dicas de áudio e música, para facilitar a sua vida. 😉

Pra começar bem:

 

4 Dicas de Áudio para Criar com Sintetizadores:

Se você cria músicas com sintetizadores, escute só essas 4 dicas que o Edilson Dourado passou no Canal do Youtube da OSSIA:

1 – Coloque seu timbre no espaço. Use algum reverb para ter uma ideia espacial do seu timbre; Com essa dica, tenha uma noção da aplicação do timbre que você está fazendo.

2 – Domine os diferentes formatos de onda. Comece pelos básicos: Square Wave, Sawtooth Wave, Sine Wive e Triangle Wave; Com essa dica, seja mais certeiro para criar os timbres que você está imaginando.

3 – Estude bem o Envelop. Ele define muito da sonoridade que você ira atingir; Com essa dica, represente bem suas ideias em sintetizadores.

4 – Saiba usar os LFOs na medida certa, não poucos, mas com uma atuação pequena; Com essa dica, crie sons mais únicos e diversos.

Agora é mão na massa! Bora criar novos timbres, ou vamos checar primeiro o próximo vídeo?

 

Plugins: Echoes da Nomad Factory e Transient Shaper da Cakewalk

Vamos trazer agora um vídeo do Alwin Monteiro falando sobre estes dois plugins chamados Echoes, da Nomad Factory, e Transient Shaper, da Cakewalk, onde ele explica como funciona e mostra um ótimo exemplo:

Ficou empolgado? Tem mais!

 

Voz presente sem tapar o Violão!

Deixe seu vocal presente na música sem encobrir o violão! Como? Veja o Alwin Monteiro explicando:

No vídeo você pode ver as automações feitas no software Studio One. As automações são comandos automáticos dos faders, mudando as características desejadas, conforme programado. É o equivalente é mexer na mesa analógica no momento certo, só que automaticamente. 🙂

O Alwin “automou” vários compressores em paralelo para causar esse resultado da voz presente, sem comprometer o som do violão.

Quer saber mais sobre compressão em paralelo? Confirma a próxima dica. 😉


 

Compressão em Paralelo

Já ouviu falar sobre compressão em paralelo? Em mais um vídeo, o Alwin Monteiro vai explicar o que é e mostrar um exemplo aplicado na produção de áudio de um jogo de computador. Vamos lá?

Basicamente, um dos canais fica com bastante dinâmica, enquanto o outro fica com menos dinâmica. Assim, mantemos a presença do instrumento, sem perder sua dinâmica. Gostaram?

 

 Dica para uso do Massive – Native Instruments

Voltando com o Edilson Dourado, veja um excelente exemplo de uso do Massive, da Native Insturments! Acompanhe a construção de um sintetizador aplicado em no áudio para um jogo de computador:

A técnica que você viu se chama Macro Control. Com ela, você pode controlar os knobsfaders do controlador MIDI e qualquer parâmetro do sintetizador. =)

Dica: Reduzindo Reverbs –  para Youtubers, Podcasters, Locutores e Mais

Esta é uma dica muito bacana que o Alwin Monteiro traz para quem trabalha com voz, mas não tem uma sala ideal.

Como vocês puderam ver, o RX De-reverb, da iZotope, funciona de maneira muito automática e fácil, ganhando bastante tempo para quem precisa trabalhar com agilidade e conseguir o resultado que quer. 😀

 

Agora, pra finalizar nossa sessão de dicas, duas dúvidas comuns no mercado da música com o Felipe Balestrin:

Dica: porque não consigo colocar minhas músicas no Spotify, Deezer, iTunes e outros?

Se você já produziu uma música sua, já deve ter tentado colocar sua música em uma dessas plataformas de distribuição. Foi então que notou que não há um botão chamado “enviar músicas”. O que acontece? Entenda melhor nessa próxima dica:

A próxima dica vai ajudar a entender um pouco sobre direitos autorais e o mercado da música, também!

Dica: Quando um artista toca no Rádio ou na Televisão, ele recebe algo por isso? Como funciona?

Falar de receber por músicas tocadas sempre nos lembra do assunto direitos autorais. Esse é um ponto muito importante de qualquer pessoa que queira trabalhar com música. Veja mais no vídeo:

Ficou mais claro agora? Você pode acessar mais em nossa lista de vídeos sobre mercado da música no Youtube clicando aqui.

Isto encerra nossa sessão de dicas de hoje! Confira elas todas no youtube e se inscreva em nosso canal. 🙂

Envie sempre suas dúvidas e de acompanhe a OSSIA em nossos canais!

video-aula-midi


Conheça nosso Guia Definitivo para Montar Seu Home Studio Profissional e economize na hora de montar o seu. 😉

Faça parte do nosso grupo Áudio: Teoria e Prática.

Inscreva-se em nosso Canal do Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *