Crie seu Plano de Carreira na Música

Em minha carreira na música, como gestor aqui na OSSIA, é comum conversar com pessoas que sonham trabalhar com música. As dúvidas são as mais diversas, mas minha pergunta é sempre a mesma: qual carreira você quer seguir dentro da música? Para ajudar a responder essa pergunta, criamos este vídeo:

Falar de carreira é falar de nossa própria vida. As pessoas que realizam grandes coisas praticamente sempre estão alinhadas, unindo suas aspirações e valores ao seu trabalho. É por isso que começamos por aqui! Pegue papel e caneta e sente numa posição confortável, porque vamos começar uma jornada:

Carreira na Música – O Plano

A primeira parte da nossa jornada é o Plano e o Sonho (ou Sonho Grande). O Plano é uma frase que, para definirmos, precisamos responder as seguintes perguntas:

  • O que te move?
  • O que te incomoda?
  • No que você pensa com frequência?

Busque entender o que são problemas para você. Se você tem mais uma resposta, ótimo! Mas, se tiver que escolher uma só, qual é a mais importante?

Agora, escreva em uma frase a solução para este problema. Seja amplo! Pense em futuro, impacto nas outras pessoas. Não se preocupe em ser prático ou específico agora (vamos chegar nessa parte).

Agora que você tem esta frase em mãos, use ela para buscar seu Sonho Grande. Algo realmente desafiador para você realizar e que terá relação com a solução da sua frase. Seu Sonho Grande também será uma frase.

Livro Sonho Grande:

O livro que eu gosto muito sobre este tema é o Sonho Grande. Mesmo não sendo um livro técnico, ele ilustra muito bem o que é criar e perseguir um Sonho Grande:

Sonho Grande - Livro

Sonho Grande – Cristiane Correa

Exemplo de Plano do Felipe:

  • A Frase do Plano: Elevar a Indústria da Música no Brasil ao patamar de competição mundial.
  • O Sonho Grade: Ser a maior referência de boa gestão de propriedade intelectual do Brasil.

Viram como é algo amplo? Na Frase, não depende só de mim. Ela é resultado de todo um contexto, mas como faço para influenciar isso? O caminho que vi é o que guiou meu Sonho Grande. Meu Sonho Grande, por sua vez, é algo realmente desafiador e guia toda minha carreira.

Sua vez!

Sei que definir seu Sonho não é uma tarefa nada fácil. Não se preocupe em chegar na resposta “certa” ou definitiva. Foram anos de trabalho para chegar nesse sonho com clareza e acredito que, mesmo antes de eu atingi-lo, ele pode mudar um pouco. Chegue em uma resposta que te deixa satisfeito por agora, escreva na papel, e vamos avançar.


Partindo deste seu Sonho, vamos para o Objetivo: algo que você ira realizar este ano e que te desafiará e guiará em direção ao seu Sonho.

Seu Objetivo Trabalhando na Indústria da Música

Seu objetivo também deve ser simples. Você precisa conseguir descrevê-lo em uma frase e ter isto claro para você. Também é importante que seja algo que você tenha certeza se atingiu ou não. Não pode ser “ter uma performance mais precisa” ou “estudar composição”, porque estes são objetivo incrementais. Você sempre pode estudar mais ou buscar mais precisão.

Mas, acima de tudo, este objetivo de ser HARD*, e nós vamos testá-lo para isso. 🙂

Pegue novamente seu papel e caneta e escreva este objetivo abaixo de seu Sonho. Feito? Agora, responda com uma nota de 1 a 7, onde 1 é nada e 7 é extremamente. Se ficar no meio no caminho, anote algo entre 2 e 6. Esta é a lógica:

  1. H – Emocionalmente Conectado (Heartfelt): Quanto você se conecta emocionalmente com este objetivo? Ele te deixa inquieto? Desafiado? Se extremamente, anote 7; se nada, anote 1;
  2. A – Concreto (Animated): Você consegue imaginar exatamente como você estará quando atingir este objetivo? Como estarão as coisas ao seu redor e o resultado disso? Se exatamente, anote 7; se nada, anote 1 da mesma forma;
  3. R – Necessário (Required): Sabe aquela dieta que vai começar só na segunda feira? É isto que não queremos aqui. Este objetivo deve ser necessário para você. Algo que você não pode deixar para amanhã. Mesma pontuação, de 1 a 7;
  4. D – Difícil (Difficult): Desafios realmente difíceis são os que mais nos motivam. Este seu objetivo anual deve difícil, por isso, pontue 1 para um objetivo fácil; ou 7 para um extremamente difícil.

Anotou tudo? Agora é hora de avaliar este seu Objetivo. Veja em qual zona sua resposta cai no diagrama abaixo:

Gráfico Adaptado do Livro HARD Goals pela OSSIA para fins explicativos

Gráfico Adaptado do Livro HARD Goals pela OSSIA para fins explicativos

Hora de Aplicar:

Talvez você repita este processo algumas vezes até achar o Objetivo que você acredite ser o melhor. Só siga em frente quando estiver satisfeito, mas não desista. Este não precisa ser a versão definitiva, mas a melhor agora.

Livro *HARD Goals:

*HARD Goals é o método que vamos utilizamos para testar seu Objetivo. Ele foi apresentado pelo Mark Murphy em seu livro HARD Goals e está em uma versão simplificada neste post. É uma sugestão garantida de boa leitura para quem quer estabelecer Objetivos de levem a grandes realizações.

IMPORTANTE:

Este exercício, assim como o questionário, são explorados por completo no livro HARD Goals. Por questões autorais, optei por não trazer todo o conteúdo do livro para este post. Para uma experiência mais completa, recomendo buscar o material original.

HARD Goals - Livro

HARD Goals – Mark Murphy


Tendo em mãos seu Objetivo, vamos para a prática, onde estabelecemos nossas Metas para sua carreira na música:

Estabelecendo Suas Metas

As Metas são a maneira mais concreta de você seguir seu Sonho. Elas devem ser estar orientadas pelo seu próximo Objetivo, que acabamos de escrever, e vão te ajudar a entender qual é o próximo passo.

Estas Metas devem seguir uma metodologia bastante famosa, chamada SMART. Metas SMART são:

  • S – Específicas (Specific): Por específico, entenda algo que pode ser medido. Nada de “aprender mais sobre …”, porque nunca “terminamos” de aprender sobre algo, certo?
  • M – Mensuráveis (Measurable): Mensurável significa que pode ser medido, isto é, que sabemos se atingimos ou não e quanto falta para chegarmos lá;
  • A – Alcançável (Achievable): Alcançável é para que esta meta não seja difícil demais. Aqui devemos ser realistas e traçarmos algo que pode ser atingido, nos levando em direção ao nosso Objetivo;
  • R – Relevante (Relevant): Relevante porque não devemos nos distanciar do nosso Objetivo. Não adianta termos metas que não são relevantes para atingirmos algo maior;
  • T – Tempo Determinado (Time Bound): O tempo é importante para que saibamos o quando é hora de avaliar se atingimos nossos resultados e se precisamos ajustar as metas ou traçar novas.

Confira os exemplos:

  • Ler 20 livros sobre empreendedorismo até o final de 2017;
  • Participar de, no mínimo, 2 eventos de grande porte sobre Mercado da Música em 2017;
  • Publicar um vídeo por semana no canal do Youtube da minha banda até o final de 2017;
  • Fechar 3 contratos para apresentações e conseguir ter pelo menos 2 apresentações por semana durante 2017;

Agora que você estabeleceu estas Metas, deve estar um pouco mais claro o que precisa ser feito para seguir em direção ao seu Sonho, certo?


Todo este processo de planejamento e pensamento deve ser a menor parte do trabalho. Seu esforço deve vir realmente na hora de atingir estas metas, agora, é importante ter clareza e confiança nelas para isso ser possível.

Levando do Planejamento à Prática

Este é o assunto de um próximo vídeo que farei para você, mas já deixarei algumas dicas que gosto bastante:

  1. Revise Semanalmente este Planejamento: Revisar semanalmente, não só te ajudar a ter ele claro em sua rotina, como te permite ajustar e atualizar, conforme você conhece mais sobre o assunto, seus desafios e a relevância de suas Metas;
  2. Apresente para diferentes pessoas, explique e peça opiniões: Converse com alguém que você confia que será sincero contigo e que vai te ouvir realmente. Não estou dizendo para seguir o que os outros acreditam, mas ser questionado – principalmente do porquê – é uma maneira saudável de confirmar se você está indo em uma direção que faz sentido. Pode ser que tudo fique meio turvo em algum momento. Nessas horas, pare sozinho e reflita novamente. Este processo é muito importante;
  3. Torne seu Planejamento algo público: Quando já estiver com seu planejamento mais refinado e seguro, torne ele público. Um post em redes sociais, em seu perfil do Linked In ou mesmo em nosso vídeo no Youtube podem ser boas maneiras de criar um compromisso social. Esta é uma boa maneira de cobrarmos a nós mesmos, afinal, falhar em público é muito mais doloroso, não é?

Livro Get Things Done:

Get Things Done - Livro

Get Things Done – David Allen

Vamos falar mais sobre objetivos desafiadores, como os medir e como gerenciar nossa rotina em outros vídeos no futuro!


Livros e Referências:

Vou listar alguns dos materiais que li ou que tenho como referência para falar dos assuntos deste post:

  • Livros:
    • Sonho Grande
    • Hard Goals
    • Get Things Done
  • Cursos:
    • SEBRAE tem excelentes materiais sobre criar metas SMART e controles de rotina e financeiro. Vale a pena conhecer
    • A Fundação Estudar merece um destaque especial, pois foi através do curso Liderança Na Prática 32 Horas (antes, apenas de Laboratório) que tive a oportunidade de aprender este conteúdo e mais, para então também ensinar, facilitando cursos pela Fundação Estudar.

Fundação Estudar

Agora está na mão de vocês! Vamos juntos elevar a Indústria da Música no Brasil ao patamar de competição mundial?

Um abraço!

Felipe Balestrin


Quer ter um Home Studio? Conheça o Guia Definitivo para Montar Seu Home Studio Profissional e economize na hora de montar o seu. 😉

como montar um homestudio

Faça parte do nosso grupo Áudio: Teoria e Prática.

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *