MASTERIZAÇÃO – O QUE É? DEVO FAZER?

Se você já viu algo sobre produção musical, deve ter ouvido falar sobre a tão famosa Masterização. Mas, você já parou para se perguntar o que realmente é a Masterização?

 

Para saber o que faz um Engenheiro de Masterização nesse processo tão importante, e conhecer um exemplo curioso, nós preparamos este vídeo no Canal do Youtube da OSSIA para você!

“O Que é a Masterização?”

Masterização é o último processo pelo qual a gravação de uma música passa antes do fonograma estar completo.

O profissional que executa o processo de Masterização é chamado de Engenheiro de Masterização. Este trabalho consiste em utilizar seu conhecimento (técnico, prático, econômico/social, e matemático) para transformar os arquivos de áudio no produto final que chegará ao público.

O objetivo da Masterização é atingir a qualidade necessária para o ouvinte, seja atuando em determinadas frequências, a quantidade de compressão, o posicionamento dos instrumentos, características de punch, de transiente, de presença dos diferentes instrumentos, profundidade. Isto, utilizando processamentos específicos.

Se você quiser saber mais sobre estes processamentos, mande suas dúvidas! Podemos criar novos conteúdos para te atender. 🙂

“Para que serve a Masterização?”

A Masterização ajusta o arquivo final de áudio para os diferentes dispositivos, isto é, seja para o fonograma ser ouvido na televisão, no rádio do carro, em um fone de ouvido ou no sistema de som de um supermercado, por exemplo. Desta forma, seu trabalho é super importante para causar a emoção desejada no ouvinte, que é o objetivo do nosso negócio com música, certo?

Um Engenheiro de Masterização recebe os arquivos de áudio do Engenheiro de Mixagem na forma de um arquivo único – mix down – ou em stems separados. Ele então usa diferentes recursos, como equalizadores, compressores, entre outros, para ter um processamento de dinâmica. E, assim, para atingir o loudness desejado. O que significa a intensidade que a música terá em cada parte.

“Devo Fazer Minha Masterização?”

Se você está pensando em fazer Masterizações, é porque já tem alguma experiência com áudio, seja criando suas próprias músicas e as mixando, seja atuando como engenheiro de mixagem em projetos diversos.

Se este é o seu caso, você deve saber muito bem o quanto este trabalho exige do profissional, buscando soluções técnicas e criativas para atingir seus objetivos com a música. Pensando nisso, considere contratar um Engenheiro de Masterização para finalizar o fonograma! Pense que, além de somar toda a experiência (em muitos casos, excelentes equipamentos também), você também terá este tempo liberado para iniciar sua próxima produção, sem contar a experiência de trabalhar em equipe, indicando referências e dando instruções para este outro profissional.

Pesquise bem com quem você irá trabalhar. O portfólio deste profissional tem artistas que são referência para o trabalho que você está fazendo? A faixa de preço que ele está cobrando é coerente com o orçamento da sua produção? Os prazos chocam com o seu plano de distribuição (quado você quer por as suas músicas no mercado)?

Agora, se sua única opção é fazer a masterização, sugestão do Alwin, nosso Produtor Musical e Engenheiro de Mixagem da OSSIA é, além de sempre estudar bem suas ferramentas e referências, dar um bom tempo entre as duas atividades, assim você pode ouvir com outros olhos (ou ouvidos).

Confira o Exemplo

No vídeo que colocamos acima, você vai encontrar um exemplo muito curioso que passamos aqui na OSSIA, em um trabalho com a banda Quarto Fechado. Confira lá e, se gostar, deixe um like no vídeo. 😉

Fora isso, envie sempre suas dúvidas e de acompanhe a OSSIA em nossos canais!


Conheça o Curso de Mixagem da OSSIA!

masterização curso online

Faça parte do nosso grupo Áudio: Teoria e Prática.

Inscreva-se no Canal do Youtube da OSSIA!

One thought on “MASTERIZAÇÃO – O QUE É? DEVO FAZER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *