Reconhecido pela criação de inúmeras paisagens sonoras, Hans Zimmer tem um vasto curriculum com cerca de cem filmes. Entre eles, Interstellar, Gladiador, Código da Vinci, Hannibal, Rei Leão e prêmios que incluem um Oscar, Globos de Ouro, Grammys e muitos outros.
Nascido em Frankfurt, o compositor alemão fez aulas de piano quando criança. No entanto, a formalidade das aulas nunca o atraíram e sua curiosidade fazia com que modificasse a estrutura física do piano em busca de novas sonoridades. Essas “preparações do piano” encantavam seu pai, um engenheiro e inventor, que interpretava as mutações no instrumento como evoluções na tecnologia. Por outro lado, sua mãe, praticamente uma musicista, se espantava ao ver o filho sair do aprendizado tradicional do instrumento.
Iniciou sua carreira musical com as bandas pop Krakatoa e a new-age The Buggles. E, a partir dos anos 80 começou a produzir trilhas sonoras. Hans Zimmer fez várias parcerias com compositores de cinema, uma delas foi com o compositor de trilhas Stanley Myers (compositor de música original para mais de sessenta filmes) com quem fundou o Estúdio de Gravação Lillie Yard.
O estilo tradicional de Myers teve uma forte influência nele, mas dada a polivalência de Zimmer não há um exemplo único que englobe todas as suas características. O compositor navega fluentemente por várias linguagens.
Hans Zimmer: Trilhas Sonoras
- O uso da voz de cantores e instrumentos tradicionais como elementos locais na narrativa, como em Black Hawk Down.
- Parcerias com outros compositores/arranjadores/performers:
- Gladiador, parceiria com a compositora Lisa Gerrard.
- Melhor É Impossível, arranjos de Eric Idle
- Mistura de instrumentos orquestrais com música eletrônica, principalmente com sintetizadores. Uma das principais características de Zimmer, que já fazia coisas parecidas quando trabalhava ao lado de Myers.
- Interstellar – Nesse caso há, ainda, a participação de um órgão de tubos.
- Call of Duty: Modern Warfare 2 – “Open Title” –
Hans Zimmer é um dos maiores nomes da trilha sonora na atualidade. Trata-se de um artista capaz de criar obras envolventes, acrescentando importantes características à narrativa da obra audiovisual, bem como uma assinatura estilística própria. Seu conhecimento de áudio e de composição o tornaram um dos precursores no uso de algumas tecnologias que hoje são comuns na composição e produção de trilha sonora.
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