BLOG OSSIA

Toda semana com conteúdos sobre áudio, música e produção musical.

Se você gosta de música, pode já ter se feito a pergunta: “como ganhar dinheiro com música?”.

Não há formula mágica, porém, há muito trabalho pra se fazer! Hoje vamos explicar como funciona uma parte muito importante dessa indústria: os Direitos Autorais.

“Como ganhar dinheiro com Música?”

Para falarmos sobre esse assunto, é importante que você já entenda alguns pontos:

A Dificuldade do Compositor

Imagine-se como um compositor que criou um sucesso e está sendo tocado por todos os lados: na rádio, por artistas no palco ou mesmo em hotéis, festas e onde mais você puder imaginar (até em aviões e muito mais!). Como você vai controlar onde cada uma das suas músicas está sendo tocada, quem é o produtor responsável pelo evento e cobrar o que tem direito? Praticamente impossível, certo? Mesmo sua Editora, que, entre outras coisas, é a responsável por administrar essa arrecadação, teria custo demais para tornar isso possível.

Pra remediar essa situação, os compositores, editoras, produtores e demais detentores de direitos se juntam em associações.

As Associações de Gestão Coletiva

Uma associação de gestão coletiva é formada por um conjunto de detentores de direitos e é quem, entre outras coisas, faz a cobrança sobre os direitos autorais. Existem 7 associações que formam o ECAD hoje no Brasil. Vamos falar mais sobre o ECAD na Sequência:

  • Abramus – Associação Brasileira de Música e Artes
  • Amar – Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes
  • Assim – Associação de Intérpretes e Músicos
  • Sbacem – Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música
  • Sicam – Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais

Muitas opções, não é? Agora, como fazer para manter tudo isso organizado e evitar que as associações tenham trabalho dobrado? Imagine, se cada uma das associações tiver que fazer a fiscalização, não haverá muita confusão e desperdício? Por isso existe o ECAD.


 

ECAD – Escritório Cetral de Arrecadação e Distribuição

O ECAD é a organização sem fins lucrativos responsável por fazer essa Arrecadação e Distribuição dos direitos autorias de execução pública de reproduções musicais. Como você viu, ele é formado pelas associações citadas acima, sendo assim, você não contata diretamente o ECAD sobre seus direitos ou registro de obras, mas sim, busca a associação na qual você está inscrito.

As reproduções on-line são outro papo. Não é função do ECAD fiscalizar o que é tocado no Youtube, Spotify, Deezer ou outras plataformas. Elas mesmas devem ter seus acordos com as editoras e artistas, sejam eles diretamente ou através de Plataformas Agregadoras, e esse é um papo para outro vídeo. 😀

Preciso dizer: o ECAD muitas vezes é uma organização controversa e sofre de opiniões diversas sobre a maneira que executa seu trabalho, mas, pela nossa experiência, é muito importante olharmos primeiro para o nosso próprio trabalho. Acompanhe seus registros, seja organizado e…

 

Mantenha a Ordem!

É super importante você registrar corretamente suas obras, seus fonogramas, seus videoclipes e outras obras, cada uma com seu próprio registro. Procure saber de quem é a responsabilidade de registrar cada obra e procure manter seu próprio controle.

Outro ponto: trabalhar com pessoas de confiança é importante, mas nunca deixe de ter contratos assinados! As pessoas têm dificuldade de lembrar dos acordos acertados. Os contratos ajudam a garantir que cada um sabe exatamente aonde está participando, qual sua parte, sua responsabilidade e evita muita dor de cabeça.

É importante falar: estas associações não trabalham apenas com músicas, necessariamente. Vá a fundo e conheça qual associação pode representar melhor suas obras! Lembre também que, uma vez trabalhando com uma Editora, ela mesma costuma fazer esta escolha e ter seus motivos para isso, mas busque sempre ter um diálogo aberto com quem você está trabalhando. 🙂

Ah! No contrato com sua editora sempre aparecerá com qual associação as obras estarão inscritas!

Veja também a Lei 12.853 – Gestão Coletiva de Direitos Autorais.

Envie sempre suas dúvidas e de acompanhe a OSSIA em nossos canais!


CARREIRAS-NA-PRODUÇÃO-MUSICAL

Faça parte do nosso grupo Áudio: Teoria e Prática do Facebook!

Inscreva-se no Canal do Youtube da OSSIA

 

Atenciosamente,

Felipe Balestrin

Sócio Fundador e Diretor de Negócios da OSSIA Editora.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *