Como Funciona uma Placa de Áudio?

Você sabe Como Funciona uma Placa de Áudio?

Se você tem dúvidas do porquê precisa de uma placa de áudio e como ela vai melhorar a sua performance, esse vídeo vai ajudar você.

 

Placas de Áudio são componentes que se ligam à Placa Mãe do seu computador. Elas são as responsáveis por gravar e executar qualquer som do seu computador. Essencialmente, são a junção de um conversor de sinal analógico para sinal digital e, também, de sinal digital para analógico.

Entenda melhor as Placas de Áudio:

1 – O que a Placa de Áudio faz?

A Placa de Áudio atua de duas maneiras:

A) Recebendo sinal elétrico, como o que vem de um microfone ou instrumento em uma gravação, e o transformando em informação em dados. Esta informação é, então, gerenciada pela Placa Mãe do computador.

B) Transformando a informação de dados enviada pela placa mãe em sinal elétrico, para então este ser amplificado em uma caixa de som, fone de ouvido, monitor de áudio e etc.

Desta forma, sua Placa Mãe pode trabalhar apenas com o sinal digital de áudio.

 

2 – O que é o Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital?

O Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital funciona atrás do que chamamos de “modulação por código de pulsos”, ou pulse-code modulation, em inglês, que nada mais é do que a forma como é representada, digitalmente, a medição “regular” de amplitudes de um determinado sinal elétrico (analógico) pelo tempo. Existem 2 tipos de conversores: o analógico para digital e o digital para analógico.

2.1 – Conversão AD:

Na conversão AD, analógico para digital, o conversor vai regularmente fazendo medições dos níveis de amplitude do sinal e criando uma nova informação digital. As medições acontecem ao longo do tempo.

2.2 – Conversão DA:

Na Conversão DA, digital para analógico, o conversor lê o sinal digital para recriar um sinal analógico, representando os níveis de amplitude do sinal conforme o enviado pela placa mãe. Através desses níveis de amplitude ele cria pulsos de tensão elétrica com uma corrente de frequências e amplitudes correspondente a que estava salva na informação de dados do arquivo digital de áudio.

Existem limitações para as medições-por-segundo de sua placa. Dois termos chave são: bit depth e sample rate.

 

3 – O que é o Bit Depth (Profundidade de Bits)?

A Profundidade de Bits é a quantidade de bits que temos para definir a amplitude de um determinado sinal digital. O conversor gera a profundidade de bits de acordo com a amplitude do sinal digital que tem que reproduzir ou gravar. Sendo assim, se eu quero representar um sinal que tem várias variações de amplitude, eu preciso de um Bit Depth maior. 

Importante: Quanto maior a quantidade de bits, maior a capacidade digital de ter diferentes amplitudes, que nada mais são do que dinâmicas e diferentes intensidades.

 

4 – O que é o Sample Rate?

O Sample Rate é a quantidade de amostras de dados digitais que o sinal digital temO processo de criação e de leitura dessas amostras é o que chamamos de Sampling.

Importante: Quanto maior o sample rate, maior é a quantidade de frequências e a precisão dos timbres para representar o sinal analógico antes da conversão.

 

Como vimos, teoricamente as medições do nível de tensão elétrica são feitas regularmente, porém na prática não é bem assim. A regularidade com que o sampling é feito se chama Clock.

5 – O que é o Clock?

Clock determina como o número de amostras do sample rate são distribuídas ao longo do tempo. Desta forma, o Clock e as variações de Clock influenciam de  forma importante a performance do conversor.

As variações de Clock podem acontecer por vários motivos, dentre eles: a performance de outros circuitos eletrônicos que estão antes e depois do próprio chipset, bem como variações de tensão na alimentação de energia do conversor, entre outros. Estas variações causam erros no Clock. Estes erros se chamam Jitter.

 

5 – O que é o Jitter?

Jitter são os desvios do padrão de leituras pelo tempo, do Clock. É diferente de Dither!

O Jitter provoca alterações de fase, frequência e tempo, o que atrapalha a fidelidade do som. O Jitter acontece nas duas conversões: AD e DA, mas os erros de Clock que geram o Jitter são mais frequentes na conversão DA.

Um dos fatores que faz muita diferença na precisão de Clock e na qualidade do Conversor é seu Chipset. Ele evita o Jitter.

 

5 – O que é o Chipset do Conversor?

Atualmente existem excelentes chipsets de altíssima tecnologia, com desempenho incrível nas duas conversões, porém o Jitter ainda existe em todas as conversões AD/DA.

Algumas marcas famosas de chipsets são: BURR-BROWN, SABRE, CIRUS, entre outros. Esse é um ponto importante que você precisa checar antes de comprar a sua placa.  

Para a Lista de Chipsets por Placa, veja o final do post, logo abaixo.

 

6 – Outros Recursos da Placa de Áudio

Além do conversor, as placas possuem outros recursos diversos:

  • Pré Amplificador: existem placas que possuem pré-amplificadores, que elevam o sinal de entrada ao nível de linha. Assim, você pode conectar seus instrumentos diretamente nela. Veja mais neste nosso vídeo do Youtube;
  • Diferentes controles para Monitoração;
  • Entradas digitais, como:
    • S/PDIF
    • ADAT
  • Controle de Clock, pouco comum em placas básicas.

 

Agora é hora de escolher sua placa e por a mão na massa! Não deixe para depois!

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Lista de Chipset por Placa de Áudio

ALESIS:

IO|26 CS5361

 

ALLEN&HEATH:

R16 AD CS5368 DA Burr-Brown PCM1404 Main I/O CS4271

 

APOGEE:

Ensemble CS4272

DUET: CS4272/MICPRE TI PGA2500/ 1394AUDIO Oxfw971

AD8000SE: A/D:AKM AK5391; D/A: Analog Devices AD1851

Rosetta 200: A/D:CS5361 D/A: Analog Devices AD1852

MiniDAC:AD1955 ARS

MiniMe: A/D AKM 5380VT, D/A (monitoring) AKM 4380VT

AD-16X DAC CS4398 ADC CS5381 or CS5361

 

ART:

Tube Fire8: adc-AK5384; dac-AK4358

 

BENCHMARK:

DAC1: D/A: Analog Devices AD1853 5532 opamp

 

BEHRINGER:

SRC2496:AKM AK5393 AK4393 JRC 458

 

DIGIDESIGN:

192 I/O PTHD: A/D:AKM AK5394A; D/A: AKM AK4394

001 CS4223 CS4223 OPAMP – TL074

002R: A/D:AKM AK5383vs D/A: AKM AK4393vs

003 A/D CS5381 CS5361 D/A CS4392

MBox AK5383 AK5383 TAS1020

MBox2 Mini: ADC – CS5361

 

ECLER:

EVO5: A/D CS5366-CQZ and D/A CS4385

 

ECHO AUDIO:

Indigo DJx – AK4396

Indigo IOx – AK4620B

Indigo DJx – AK4396

Indigo IOx – AK4620B

AudioFire 2 (Newer models) – AK4620B

AudioFire 2 (Older models) – AK4620A

AudioFire 4 (Newer models) – AK4620B

AudioFire 4 (Older models) – AK4620A

AudioFire 8 – CS4272

AudioFire 8a (Newer model w/ ADAT) – AK4620B

AudioFire Pre8 – AK4620B

AudioFire 12 (Newer models: FireWire ports’ beveled edges pointing down) – AK4620B

AudioFire 12 (Older models: FireWire ports’ beveled edges pointing up) – CS4272

Layla3G – CS4272

Gina3G – CS42426

Echo Gina24 A/D AK4393 D/A AK5383

Indigo dj – CS4392

Indigo i/o – CS4272

MiaMIDI – AK4528

 

EGO Systems/ESI:

ESU1808 Akm Ak5384 ADC Akm Ak4358vq

MAXIO EX8K: A/D:AKM AK5394A; D/A: AKM AK4395

MaXiO 032e AK5394, AK4395

Juli@: A/D:AKM AK5385A; D/A: AKM AK4358

 

E-MU Systems:

0202 USB: CS4392 AK5385m

0404 USB AK5385a AK4396

TRACKER PRE AK5385, CS4392

0404: PCM1804 AKM AK4395

1820: PCM1804 CS4392

1212m AK5394 CS4398

1616m AK5394 CS4398

1820M AK5394A CS4398 JRC2068

 

FOCUSRITE:

Saffire CS42428-CQ

Saffire LE CS42432-DMZ

Saffire 6 USB CS4272

Platinum 8 OctoPre AKM5383 AKM5383

Saffire Pro CS4272

Liquid Saffire 56 CS4272

 

KRK:

Ergo A/D AK4620 D/A AK4396 ASRC AK4122

 

LEXICON:

fw810s CS4272-CZZ CS42426 dbx TypeIV

 

LINE 6:

TonePort/Studio UX1/UX2 : AK4528

TonePort UX8 : CS4272

Pod X3 : CS4272

 

LUCID:

AD9624 A/D:CS5396

DA9624 D/A:CS5396

ADA8824: A/D:AKM AK5392; D/A: AKM AK4324

 

LYNX Studio:

TWO/L22: A/D:AKM AK5394A; D/A: Cirrus Logic CS4396

AES16?AK4114x8

AES16-SRC?AK4114x8?AD1896x4

AURORA CS5381

 

MACKIE:

FIREWIRE CARD ONYX A/D AK5384 D/A AK4528

ONYX 400/F 1200F A/D AK5385 D/A AK4358

 

M-AUDIO:

Audiophile 192 AKM AK5385A AK4358

Audiophile 2496 AK4528VF AK4528VF CS8427

Delta44 & 66 AK4524

Delta1010 A/D AK5383 D/A AK4393

ProjectMix A/D AK5381 D/A AK4358

Firewire Solo ADC AK5357?DAC AK4381

Firewire 410 : Envy24 HT, AK4355/AK4381, AK5380

FireWire 1814 Input 1&2 A/D AK5385A, Ins 3-8 A/D AK5381, D/A AK4358

Profire 610, 2626: AK4620

 

MOTU:

MOTU 828 AK4321VF CS4223-KS OPAMPS – 4580

MOTU 828 Mk2 AK4528*8/AK4382 DAC for main outs

MOTU 2408 mk3 AKM AK4528VF

MOTU 828mk3 TI PGA2500,CS5364 8in CS5368, volume CS3308 8out AK4358 AK4382 MAIN AK4396

MOTU 8pre AK5385 AK4382

MOTU HD192 AK5394

MOTU 896HD AKM 5385

Motu Ultralite: AK4620AVF

Motu Traveller: A/D AK5385AVS, sorry no info for D/a

 

METRIC HALO:

Mobile I/O 2882?DSP A/D AK5383 D/A AK4393

ULN2: A/D is the AKM 5383 and D/A is the AKM 4393

ULN8 AKM 5394 AKM 4395

Lio-8 AD AK5394 DA AK4395

 

MYTEK:

8X96:ADC – CS5396 (or CS8427?) DAC – CS5396

Stereo192 ADC – AKM 5394A

8×192 AD Burr Brown PCM4202 DA Analog Devices ad1955
KRK:

Ergo DAC AKM4396

 

NOVATION:

nio 2 | 4(CS4272,AK4394)

 

PRESONUS:

Presonus Firebox ADC:AKM AK5384 DAC: AKM AK4358/ST Micro MC33078,33079

PreSonus FireStudio 26in26out(8in8out)AK5384 AK4358?

PreSonus FIREPOD 10in10out(8in8out) AK5384 AK4358?

MSR (monitor studio remote) for Presonus FireStudio WM8590GEDS

Presonus Firestudio Mobile AD PCM4204 DA PCM4104

 

PRISMSOUND:

Orpheus A/D CS5381 D/A CS4398, Mic pre PGA2500, Line ins OPA2134, Line outs venerable 5532 (TI ver), Headphone out OPA2134

DA-2 TDA 1547

ADA-8XR AKM AK4395

 

RME:

RME ADI-2: A/D:AKM AK5385 D/A: AKM AK4395

RME ADI-8: A/D AK5392 D/A AD1852

RME ADI-8 DS: A/D:AKM AK5393A; D/A: Analog Devices AD1852

RME Digi96/8 PST/PAD: A/D AK5383 D/A Analog Devices AD1852

RME HDSP 9632: A/D:AKM AK5385A; D/A: Analog Devices AD1852

RME HDSPe AIO ADC – CS5361 DAC – AD1852

RME FIREFACE 800 A/D AK5385 D/A AK4395(AK4396 since March 2005)

RME FIREFACE 400 A/D D/A AK4620A

RME FIREFACE UFX A/D CS5368 D/A PCM4104

RME Multiface 1: A/D D/A AK4528VF

RME Multiface 2: A/D D/A AK4620A

 

ROLAND:

Edirol UA-101 USB 2.0 A/D CS5340 D/A AKM 4385

EDIROL UA-25 DAC AK4385 ADC AK5381 DAI AK4114?USB TUSB3200

EDIROL UA-1EX DAC AK4385 ADC AK5357 DAI AK4114 USB TUSB3200

EDIROL FA66 AKM 4385VT CS5340

 

SM PRO AUDIO:

ADDA 192-S: A/D CS5381 D/A CS4398

 

STEINBERG:

MR816 AD AK5385BVF-E2 DA AK4358VQ

Yamaha N-12 AD AKM AK5385 DA AKM AK4393 and AK4382A for AUX and phones. Discrete preamp -> JRC2068MD Op-amps for unbalancing -> insert jack -> NE5532DA for balancing before the ADC

 

TASCAM:

TASCAM US-144 A/D AK5385 D/A AK4384

TASCAM US-122L DAC AK4384 ADC AK5381

TASCAM US-800 ADC: AKM 5359ET DAC: AKM 4384ET

 

T.C.electronic:

TC KONNEKT 24D/live: AK4620b INA163

Studio KONNEKT48 DA AK4359 AK4385, AD AK5358 AK5359 OPAMP JRC 2068

TC Impact Twin AD/DA AK4620 Output opamps 4-NE5532.
TERRATEC:

terratec x24 phase cs42426

 

UNIVERSAL AUDIO:

Apollo AD AKM AK5388EQ (Quad AD) DA CS4398 DA(Headphones) AK4480 Preamps x4 – PGA2500

 

Outras Marcas:

AQVOX USB 2 D/A MKII PCM17964

Audioresearch DAC7 PCM1792

Berkley Audio Design Alfa Dac AD1955A

Bryston BDA-1 CS-4398

Cambridge Audio Dac Magic WM8740

Cary Audio Xciter Dac AK4399

Lavry Da11 Analog Devices 1955

Logitech Transporter AKM AK4396

Matrix mini-i AD1955

Musical Fidelity V-Dac Burr Brown DSD1792

Northstar Extremo PCM1792

Ps Audio Dac III: Burr Brown 1798

PS Audio Perfect Wave DAC WM8741

Stello Da-100 signature AK4395, AD1896 upsampler

Sutra DAC 1 Burr-Brown 1740

Weiss Dac2 Burr Brown PCM1792

Weiss Dac 202 Sabre ESS9018

Weiss Medea DAC AD1853

 

Fonte: gearslutz.com

Chagalj (Gear Maniac)

 

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